Posted on

PROJETO KBÇATIVA SOBREVIVE A INCÊNDIO CRIMINOSO por: Regina Lucia Rios Gonçalves – Juíza de Direito Titular da Vara da Infância

PROJETO KBÇATIVA SOBREVIVE A INCÊNDIO CRIMINOSO

Na madrugada do dia 09 para o dia 10 de setembro de 2010, por volta das 3:00 , um morador ao ver o fogo na quadra na qual funciona a ONG Projeto Kbçativa, situada na Rua Plácido Figueiredo Junior s/n, Vila Rosali-São João de Meriti-RJ, chamou o corpo de bombeiros que chegou em cinco minutos e logrou êxito em apagar o incêndio. A perícia constatou que o referido incêndio foi criminoso , com arrombamento do cadeado do portão de entrada, que foi encontrado no valão em frente . A sala na qual estava todo o material do Kbçativa também teve seu cadeado arrombado e todo o material foi incinerado e destruído, qual seja: 25 (vinte e cinco) skates, o material do futsal, mais de dois mil reais de material de pintura e graffiti, quadro negro, um bebedouro novo que ainda ia ser instalado, som, televisão, ficha dos alunos e toda a documentação de um dos instrutores de futsal.

Curiosamente, o executor do incêndio furtou apenas 10 (dez) skates novos antes de colocar fogo na mencionada sala.

Nos dias 18 e 25 de setembro foram realizadas manifestações pacíficas em prol do Projeto Kbçativa com campeonato de futsal, apresentações de capoeira e skate de alunos e instrutores e um aulão de biscuit, com muito espírito de cooperação e garra de prosseguir com o que se nota ser um verdadeiro projeto de vida!

A quadra já foi limpa, lixada e iniciou-se a pintura, por membros do Kbçativa e da comunidade, já tendo o aspecto do incêndio sido dissipado. As aulas não foram suspensas, exceto as de pintura e graffiti, por ter sido o material didático completamente queimado, mas no início de outubro reiniciarão normalmente.

O Projeto Kbçativa atualmente conta com aproximadamente 350 (trezentos e cinqüenta) alunos e oferece gratuitamente aulas de skate, futsal, capoeira, biscuit, pintura e graffiti, além de serem ministrados ensinamentos de preservação ambiental e cidadania. Os únicos pré-requisitos para admissão dos alunos são que os mesmos estejam na escola e tenham cuidados com a saúde. Em breve serão também inauguradas oficinas de reciclagem, nutrição saudável com baixo custo seguida de oferecimento de um grande almoço ao final , cineclube, aulas de judô e de reforço escolar.

Regina Lucia Rios Gonçalves- Juíza de Direito Titular da Vara da Infância, Juventude e Idoso de São João de Meriti-RJ e Instituidora do Projeto Kbçativa.

3 responses to “PROJETO KBÇATIVA SOBREVIVE A INCÊNDIO CRIMINOSO por: Regina Lucia Rios Gonçalves – Juíza de Direito Titular da Vara da Infância

  1. Regina Rios ⋅

    Não obstante a volta por cima do Projeto kbçativa, vale lembrar aos criminosos , tanto o executor direto que ainda furtou 10 skates novos, quanto o (a) mandante, que o referido incêndio encontra tipificação no art. 250, parágrafo 1o., inciso II, alínea “b” do Código Penal.
    Art. 250- Causar incêndio, expondo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem.
    Pena- De 3 a 6 anos e multa.
    Parágrafo primeiro-As penas aumentam de um terço:
    II- Se o incêndio é:
    b)Em edifício público ou destinado a uso público ou a obra de assistência social ou de cultura.

    O executor direto que ainda responde pelo delito previsto no art. 155 , parágrafo primeiro, por ter furtado 10 skates durante a madrugada do dia 09/09 para o dia 10/10/10, por volta das 3:00 hrs, para garantir o êxito se sua empreitada criminosa.

    Art. 155- Substrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:
    Pena- Reclusão, de 1(um) a 4 (quatro) anos e multa.
    Parágrafo primeiro- A pena aumenta-se de um terço , se o crime é praticado durante o repouso noturno.

  2. Regina Rios ⋅

    Isso não caiu no esquecimento… Por mais que alguém queira proteger esses meliantes para nos atingir, um dia casa cai!!!!

  3. Regina Rios ⋅

    Sobrevivemos ao incêncio criminoso, com toda certeza e hoje contamos com cerca de 500 alunos! É lindo ver uma comunidade toda se mobilizando em prol do bem comum…Educando e inserindo com ação!!!!!

Comente